Caim é um nome masculino bastante famoso devido a um personagem bíblico do Antigo Testamento.
A história de Caim encontra-se narrada no primeiro livro da Bíblia Sagrada, o livro do Gênesis. Caim foi o primeiro filho de Adão e Eva, tendo Abel como seu irmão mais novo.
Caim, tendo inveja do relacionamento entre Deus e Abel, matou seu irmão. Assim, ao longo do tempo, Caim passou a ser associado ao assassinato, pois foi o primeiro homem a cometer homicídio.
Caim fugiu para Nod e, de seus descendentes, nenhum sobreviveu ao dilúvio.
Assim, independentemente da origem e do significado do nome Caim, ele acabou ficando marcado devido a esse episódio bastante trágico de fratricídio motivado pela inveja e, por isso, é bastante raro que seja utilizado enquanto nome próprio, pois adquiriu uma conotação negativa.
O nome Caim vem do hebraico qayin, que quer dizer, literalmente, “lança”. Há ainda a hipótese de que o nome tenha surgido a partir do hebraico qanah, que seria um verbo com o significado de “adquirir” ou “obter”.
Numerologia para o nome Caim
De acordo com a numerologia, a pessoa que recebe o nome de Caim, diferente do Caim bíblico, é alguém de personalidade charmosa e bastante expressiva, além de ser também criativa e curiosa.
Devido a esses traços peculiares, Caim pode apresentar alguma dificuldade para se concentrar e gosta de compartilhar todas as coisas com as outras pessoas, sejam elas ideias, sonhos ou bens materiais.
Caim é uma pessoa que costuma estar sempre de bom humor e muito raramente dispensa uma festa.
Um dos maiores defeitos de Caim é sua tendência a enxergar a realidade com excesso de positividade, muitas vezes enfeitando-a. Isso pode levar a um exagero, à ilusão e consequentemente a decepções frequentes. Caim também tem a tendência a falar demais, o que pode passar aos outros uma imagem de pessoa fofoqueira.