Catreu é um nome de origem Grega, possui gênero predominante masculino e se escreve ao contrário Uertac. Não é um nome tão comum no meio da população brasileira, não se vê pessoas com esse nome tão facilmente. Considera-se bem incomum, por ter surgido durante a era da mitologia e só é conhecido pela história de um famoso Rei da cidade de Creta. Catreu nasceu no período da mitologia grega, foi sucessor de seu pai no trono de Creta. Seus pais eram Minos e Pasífae, filha de Hélio e Perseis, ou segundo diz Asclepíades de Tragilos, era filho de Minos e Creta, que era filha de Astério.
Um pouco da história de Catreu
Catreu tinha três filhas: Aérope, Clímene e Apemosyne e um filho chamado Altémenes. Naquela época era muito comum o uso de oráculo pelos povos, e certo dia, Catreu recebeu uma previsão de que seria morto pela mão de um de seus filhos e sua família destruída. Essa notícia abalou os pensamentos de Catreu e foi correndo contar aos seus filhos. E sem demora, Altémenes seu filho, assim que soube da notícia, se mudou com sua irmã Apemosyne para Rodhes, pensando assim que evitaria a tragédia. Mas infelizmente, com medo de sua irmã perder a virgindade com Hermes, que a assediava muito, pegou a sua irmã e a assassinou, mesmo sem ter provas de que aquilo aconteceria.
Altémenes fundou em Rodhes um templo em homenagem a Zeus, que se chamou Zeus Atabyrius. Catreu em sua velhice decidiu que estava na hora de legar seu reinado ao seu filho Altémenes e pegou suas coisas e viajou para Rodhes. Assim que chegou, foi confundido com um pirata e foi morto pelo seu filho Altémenes cumprindo assim a previsão profética do oráculo. Após a tragédia, Altémenes se isolou de tudo e de todos e acabou morrendo de desgosto de ter feito aquilo com seu pai. Mas o povoado de Rodhes honrou Altémenes com o título de herói.