Diogo é um nome masculino utilizado em língua portuguesa. De maneira geral, o nome Diogo é visto como uma forma portuguesa do nome Diego.
Por sua vez, o nome Diego, do qual se originou Diogo, é tido por alguns como sendo a forma encurtada de Santiago e, assim, seria um nome variante de Iago, nome que também deu origem aos nomes Tiago, Jaime e James.
Em documentos medievais, Diego é registrado como Didacus, que seria a forma latinizada do grego διδαχη (didache), que significa “ensinar” e também é a palavra que está na origem da palavra portuguesa “didática”.
Histórias indicam que o nome Diogo tenha surgido no século XV, com um explorador português chamado Diogo Cão. Se surgiu ou não com Diogo Cão, é difícil de provar, mas o nome certamente ganhou popularidade graças ao explorador Português.
Diogo Cão é um personagem que aparece em obras de arte como Os Lusíadas, de Camões, em um dos poemas do livro Mensagem, de Fernando Pessoa e também no romance As Naus, escrito por Antonio Lobo Antunes. Sua importância deve a ter sido o primeiro navegador a fazer uso de um padrão de pedra no ato da marcação. Por isso, além de aparecer na literatura, sua imagem também estampou as notas de 1 angolar, moeda utilizada em Angola, além de aparecer estampada em selos da Metrópole e também das Colônias.
O significado do nome Diogo é “vencedor”, “aquele que ensina”. A pessoa que se chama Diogo, caso deixe-se ser influenciado pelas origens e significados de seu nome, pode vir a ser alguém destemido, desbravador, aquele que consegue vitórias em suas empreitadas. Também pode ser um professor, se não por profissão, na vida. Ensinando aqueles que sabem menos e buscando, em suas vitórias, ter outros a seu lado também como vencedores, participando de suas conquistas.