Significado do nome Efraim

Efraim é um nome masculino de uso não muito comum no Brasil. Ele é a forma variante ortográfica do também nome masculino Ephraim.

Ambos os nomes surgiram a partir do nome hebreu אֶפְרָיִם, que, transliterado, escreve-se Efráyim.

O significado do nome Efraim seria algo como “frutuoso”.

O nome Efraim é famoso devido a sua história, pois foi o nome de uma das pessoas que aparecem no Antigo Testamento da Bíblia.

Efraim aparece no Livro do Gênesis. Ele é o segundo filho de José com Asenet, uma mulher egípcia que o Faraó havia dado a José como esposa. Asenet era filha de Potífera, sacerdote de Om.

Efraim nasceu antes da chegada dos filhos de Israel, que vinham de Canaã para o Egito. Efraim, junto a seu irmão Manassés, foram adotados por Jacó, seu avô, para que ambos possuíssem direito à sua herança. Efraim é considerado como sendo o fundador de uma das Doze Tribos de Israel.

Efraim teve três filhos: Sutela, Bequer e Taã. Mas, de acordo com o Primeiro Livro de Crônicas, também da Bíblia, ele teria tido mais dois: Ezer e Eleade, que foram mortos por locais que haviam tentado roubar seu gado. Mais adiante, Efraim teve mais um filho, chamado Beria.

É de Beria que descende Josué, o filho de Num, que foi bastante importante pois era o líder das tribos israelitas na conquista de Canaã.

Assim, é possível perceber que Efraim e seus descendentes tiveram grande importância bíblia. O nome foi muito usado, mas, no Brasil, nunca chegou a alcançar grande sucesso.

Numerologia para o nome Efraim

De acordo com os estudos da numerologia, a pessoa a quem foi dada o nome de Efraim é alguém que, em geral, possui muita inteligência. Aliado a ela existe ainda um grande poder de comunicação. A junção de ambos os traços faz de Efraim uma pessoa bastante comunicativa, mas que não se deixa levar por isso e nem sempre fala sobre tudo aquilo que tem em mente.

Entre razão e emoção, o que mais move Efraim é a primeira, muito embora se enfureça quando é contrariado ou mesmo desmentido.

Sua inteligência leva Efraim a estar sempre pensando muito, o que pode ser um problema, pois costuma interferir em suas atividades cotidianas.

Dentre as possíveis profissões nas quais Efraim teria destaque, encontram-se as de professor, advogado ou escritor.

Dentre seus pontos negativos é válido citar a sua tendência ao nervosismo, o que pode fazer com que Efraim fale demais e acabe tornando-se uma pessoa tagarela.