A origem deste nome provém das palavras Ishmael ou Yishmaél que tem ligação com yishmá, palavra de origem hebraica que significa: Deus ouve ou Deus ouvirá. Este nome é citado no Antigo Testamento Bíblico e é o nome de um dos filhos de Abrãao. Apenas um adendo, a palavra yishmá também interage com a palavra shamá que dá origem ao nome Simeão.
As pessoas conhecidas por este nome são muito sensuais, carinhosas e, muito fiéis. São daqueles pessoas que sentem a necessidade de demonstrarem seus sentimentos a todo momento, entretanto, esperam que seu parceiro faço o mesmo, o que não é algo muito bom em determinadas situações. São pessoas práticas e estão sempre prontos para ajudar os amigos em seus problemas, no entanto, quando estes não querem ouvir ou quando não seguem seus conselhos… sai de baixo! Um outro detalhe a respeito dessas pessoas é a sua aproximação com o dinheiro, algo que gostam muito. Um conselho: tomem cuidado para não se tornarem pessoas sufocantes e que dão esperando receber algo em troca.
O número de alma dessas pessoas é o seis, e isso mostra uma pessoa que luta pela família, pelo lar e pelo amor que tem em seu universo, já que faz questão de ter paz e harmonia ao seu redor, como também, muitas belezas.
O número de aparência dessas pessoas é o oito, o que indica uma pessoa muito organizada, realista, enérgica, ambiciosa e que é capaz de conquistar aquilo que deseja, porém, tentam passar uma imagem independente, contudo, são mais dependentes do que admitem.
O número do destino é o cinco e isso indica uma pessoa que possui uma comunicação fantástica que, unida com sua inteligência, podem resolver grandes desafios, alias, é justamente em momentos extremamente difíceis que essa união de capacidade acontece com mais facilidade.
Nota: As características acima descritas, a numerologia são informações resumidas que podem varias de individuo para individuo. A numerologia costuma fazer estudos aprofundados mediante ao nome completo e mais alguns dados pertinentes ao assunto.