Significado do nome Mateus

Mateus é um nome masculino. Este nome possui, ainda, a variante Matheus. Em língua inglesa, por causa da incompatibilidade que há entre os pronomes do nome Mateus e da língua, não existe Mateus, mas sim uma versão que é mais condizente com a pronúncia da língua inglesa: Matthew.

Mateus é um nome que surge na língua portuguesa como uma forma derivada do nome grego Ματθαιος (Matthaios). A forma grega, porém, não é original, mas sim derivada de um nome da língua hebraica: מַתִּתְיָהוּ (Mattityahu).

O nome Mateus, em hebraico, é um nome composto, ou seja, é formado por duas palavras hebraicas: Mattah e Yah. Mattah é a palavra hebraica que significa dom, enquanto Yah é uma forma abreviada de YAHWEH, o nome hebraico pelo qual Deus se revelou aos judeus. Assim, o significado do nome Mateus é “dom de Deus”, “presente de Deus” ou “dádiva de Deus”.

Um dos personagens mais famosos com o nome Mateus está presente no Novo Testamento da Bíblia: ele foi um dos doze apóstolos.

Antes de ter sido chamado por Jesus para se juntar a ele e ser um de seus discípulos, Mateus era um simples cobrador de impostos, profissão que muitas vezes era mal vista. Muitas vezes, Mateus é mencionado como alguém que se chama Levi e é o filho de Alfeu. Mateus, assim como o restante dos apóstolos que se mantiveram fiéis a Cristo, tornou-se um santo para a Igreja Católica. Devido a sua profissão anterior, São Mateus é considerado como o santo patrono dos contadores e dos que trabalham com auditoria fiscal.

Aquele a quem se atribui o nome de Mateus possivelmente é considerado, pelos que escolheram seu nome, como um presente dado por Deus, assim como o nome sugere. Desse modo, Mateus é alguém que é muito amado e apreciado.