Significado do nome Paiva

Paiva é um nome raramente utilizado como nome próprio. Mais frequentemente, Paiva é um sobrenome. Ele pode ser confundido com nome próprio porque algumas pessoas tem o costume de chamar outras apenas pelo sobrenome, ignorando o nome próprio, por exemplo: “O Pereira ficou de fazer esse trabalho”. O mesmo pode ocorrer com o sobrenome Paiva, dando a impressão de que ele é um nome próprio.

O sobrenome Paiva pode ser classificado, de acordo com os etimologistas, como um nome toponímico. A classificação de nome toponímico, dentro da onomástica (estudo dos nomes), quer dizer que o nome surge por causa ou em referência a uma localidade geográfica.

É possível que o nome Paiva tenha sua origem na palavra latina Pavia que, por sua vez, seria uma forma diminutiva do nome Paula. Interessantemente, o nome Paula/Paulo, em latim, tem origem no adjetivo paulo, que quer dizer “pequeno”. Assim, o significado de Paiva seria algo como “pequenino”.

O nome Pavia é o de uma região na Itália, por isso Paiva é considerado como um toponímico. Pavia tem pouco mais de 71 mil habitantes espalhados em seus 62 km² de área e está localizada no noroeste italiano.

O sobrenome Paiva é conhecido desde o século IX em Portugal e parece ter chegado até lá por romanos que fizeram uma migração para a Península Ibérica.

Em Portugal, a família Paiva é de linhagem nobre e acredita-se que descenda de Arnaldo de Baião. Este foi um cavaleiro que, no século X, chegou na cidade do Porto. Seus descendentes foram chamados de senhores das Terras de Paiva e, por isso, adotaram o sobrenome, iniciando a linhagem.

Como todas as famílias tradicionais da Europa, a família Paiva possui um brasão. O brasão dos Paiva possui coloração azul e três flores-de-lis alinhadas em diagonal.

Dentre seus mais famosos membros, figura o primeiro autor de literatura da língua portuguesa, João Soares de Paiva, também conhecido pela alcunha de “O Trovador”.