Pereira é, na verdade, um sobrenome e, portanto, possui uma origem muito mais etimológica do que cultural sobre o seu nome. Esse nome possui origens inteiramente portuguesas, tendo aparecido pela primeira vez no século XV.
Além disso, quando tratado como substantivo comum – e não próprio – pereira possui latina, já que é formado dos elementos “pera” e -eira”. “Pera”, por sua vez, vem do latim “pira”, que é o plural de “pirus” e que também possui origem grega. Enquanto isso, “-eira” é um sufixo comum à língua latina.
A origem latina desse nome não é nenhum espanto, já que o português é uma língua naturalmente derivada do latim.
Significado do nome Pereira
Literalmente, o significado do nome Pereira é “árvore que produz peras”. Como se trata de um sobrenome e não de um nome propriamente dito, esse é o significado mais aceito, já que não há outros indícios e nem ressignificações.
Dessa forma, embora pouco usual, esse é um significado que faz bastante sentido quando é utilizado como sobrenome, já que metaforicamente uma família é algo que dá frutos – no caso, os descendentes.
Curiosidades do nome Pereira
Assim como todos os sobrenomes portugueses da época, Pereira também possui um brasão característico: uma cruz estilizada branca com asas douradas logo acima caracteriza a simbologia da família.
A família Pereira, inclusive, originou a Casa dos Senhores e Condes da Feira, mas logo em sua segunda geração houve uma total miscigenação e todo o sangue da família se espalhou pela Europa.
Já no Brasil, a família Pereira foi responsável por grande parte dos engenhos de açúcar do Reino Grande do Norte e, ainda no século XX, migraram para o estado da Paraíba.
Embora o significado do nome Pereira seja pouco comum por não se tratar de um nome próprio e, sim, de um sobrenome, é um dos nomes portugueses mais tradicionais e é carregado de história.