Thomaz é um nome masculino bastante típico da língua portuguesa e uma forma variante do nome Thomas.
O nome Thomas surge a partir do nome aramaico תָּאוֹמָא, que pode ser transcrito como Ta’oma’. O significado deste nome é “gêmeo”.
O nome Thomas aparece no Novo Testamento como sendo o nome de um dos apóstolos de Cristo. Em português, São Tomé, o apóstolo que precisou tocar as chagas de Cristo para acreditar que ele realmente havia ressuscitado.
Não há muitas pessoas famosas que se chamam Thomaz, mas a variante Tomás e Thomas possuem alguns célebres representantes.
Tommaso d’Aquino, conhecido no Brasil como Tomás de Aquino (ou São Tomás de Aquino) nasceu em Roccasecca, no ano de 1225 e veio a falecer em Fossanovaa, em 1274. Frade dominicano, da Ordem dos Pregadores, foi teólogo e filósofo de grande influência, mais particularmente na Escolástica. Por causa de seu trabalho, também é conhecido por “Doctor Angelicus”, “Doctor Communis” e “Doctor Universalis”. Sua influência é tanta que boa parte da filosofia moderna foi desenvolvida tendo suas ideias como base, seja para contrariá-las ou para desenvolvê-las. As obras mais conhecidas de Tomás de Aquino são a Summa Theologiae (Suma Teológica) e a Summa Contra Gentiles (Suma contra os Gentios). São Tomás de Aquino foi declarado pelo Papa Pio V como doutor da Igreja em 1568.
Thomas Morus ou, em português, Thomas More, nasceu em Londres em 1478 e faleceu nesta mesma cidade, em 1535. Thomas More foi escritor, advogado, diplomata, homem das leis. Ocupando vários cargos públicos ao londo de sua vida, foi Lord Chancellor de 1529 a 1532 para o rei Henrique VIII. Ele é tido como um dos grandes humanistas do período histórico conhecido como Renascimento e sua principal obra é o livro chamado Utopia. Em 1935, Thomas More foi reconhecido como santo mártir da Igreja Católica.
Numerologia para o nome Thomaz
De acordo com os estudos realizados pela numerologia, a pessoa a quem foi dado o nome de Thomaz é alguém que tende a ser bastante compassivo e, de maneira geral, gosta sempre buscar fazer o bem com todo o amor de seu coração. Muitas vezes tamanho altruísmo pode até mesmo ser rejudicial, fazendo com que Thomaz esqueça de si em detrimento dos demais. Isso é perigoso pois Thomaz também é ser humano e também necessita de afeto, atenção e cuidados. Por isso, é importante prestar atenção e nem sempre se doar tanto para que não fique “vazio”, martirizado e até mesmo, muitas vezes, triste.
Uma característica negativa que Thomaz possui é que, muito embora goste de viver para os outros, ele tem dificuldade para perdoar ou para esquecer. Assim, sempre que alguém lhe faz algum mal, Thomaz leva muito tempo para conseguir se recuperar e, muitas vezes, não consegue, nem mesmo após um pedido de desculpas. Essa pode também ser uma forma de mecanismo de defesa que Thomaz usa para conseguir se doar um pouco menos e cuidar – nem que seja um pouco – de si mesmo. A moderação é a chave para a felicidade.