Anna é um nome onde predomina o gênero feminino, Possui como variante os nomes “Ana”, de origem Hebraica “Hannah“, que tem como significado “graciosa”, “graça” ou “cheia de graça”. A versão Anna com dois n’s é mais usada no vocabulário da língua inglesa, russa, italiana e alemã. Este nome é muito utilizado pelos brasileiros, mas com a grafia clássica Ana, mas as variações também são bem-vindas e fazem sucesso no Brasil.
Há também algumas variações de nomes compostos utilizados como Anna Maria, Anna Paula, Anna Clara, Anna Carolina, Anna Luíza, Anna Beatriz, Anna Laura, Anna Lívia entre outras. Alguns nomes mais relacionados ao nome Anna ou Ana é Polianna, Rosanna, Anne, Marianna, Tatianna, Joanna, Luanna e todos podem ser escritos com apenas um “n” mantendo o mesmo significado e pronúncia.
Durante a Idade Média, no Império Bizantino foi um nome muito popular, mas tornou-se mais comum a utilização entre os cristãos ocidentais, pela figura de Santa Ana, representada como Mãe da Virgem Maria pela igreja católica.
Anna teria surgido no século XIII em terras inglesas, sem muita popularidade. Mas foi lá pelo século XVII, que começou a ficar mais conhecido devido a população começar a confundir com uma de suas variantes, Agnes.
Escrito na língua portuguesa, há um documento registrado, que sua primeira versão surgiu em Portugal durante o século XVI. No final do século XIX e início do século XX, devido a um livro escrito pelo romancista russo Liev Tostói, Anna Karenina, o nome Anna foi se destacando até alcançar um patamar de nível internacional.