Gisela é um nome feminino um tanto quanto raro em português, sendo mais comumente encontrada a variante Gisele. Também podemos formar variantes desses nomes através da adição de mais uma letra l ou da substituição da vogal final pela letra i.
Assim, são formas variantes do nome Gisela os nomes Gisele, Giseli, Gisella, Giselle e Giselli.
O nome Gisela é uma forma variante do nome Giselle, muito utilizado em francês. Apesar disso, sua origem remonta à Alemanha, a partir do germânico gisil, que é um termo que quer dizer “refém” ou “penhor”. Assim, o significado do nome Gisela, literalmente, é “refém”.
A teoria mais aceita alega que esse nome teria surgido, a princípio, como um apelido atribuído a crianças que eram enviadas como penhor para cortes estrangeiras.
Há ainda mais uma teoria acerca da origem do nome Gisela, que advoga que ele teria surgido não do alemão mas do inglês antigo, da palavra gisel, que seria o nome dado a uma arma específica, no caso, a lança. Assim, o significado do nome Gisela, por extensão, seria algo como “aquela que maneja a lança com habilidade”.
Há diversas notáveis mulheres chamadas Gisela.
Gisela da Hungria, também chamada de Gisela da Baviera, nasceu por volta do ano 985 e faleceu em 1065. Ela foi abadessa e também rainha da Hungria. Apesar de terem tentado canoniza-la no século XVIII, ela apenas chegou a ser declarada bem-aventurada, e muito mais tarde, em 1975.
Gisela Louise Marie Erzherzogin foi princesa imperial e arquiduquesa da Áustria, além de ter sido princesa da Hungria, da Boêmia e também da Baviera. Ela nasceu em 1856 e veio a falecer em 1932.
Mais recentemente, Gisela Mauermayer foi o nome de uma atleta alemã da modalidade olímpica do lançamento de discos, que alcançou recorde mundial e foi campeã olímpica nos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936. Ela nasceu em 1913 e faleceu em 1995.