Significado do nome Hosana

Hosana é um nome que, no Brasil e nos países que falam a língua portuguesa, costuma ser dado a mulheres, logo, é considerado como sendo um nome feminino.

O nome Hosana chega ao português como um derivado do vocábulo latino osanna. A palavra osanna chegou à língua latina como uma herança adquirida da lígua grega, da forma: ὡσαννά (hosanna). O grego, por sua vez, não é a forma original de Hosana, que vem não de uma palavra, mas de uma expressão aramaica הושע נא, que se lê Hosha’ na’. O nome, em aramaico, é um pedido. O significado do nome Hosana é “salve-nos”, “salve-nos por favor”. É um grito, um pedido de ajuda.

O nome Hosana, antes de ser utilizado como nome próprio, era utilizado como substantivo comum e estava associado à religião judaica e às religiões cristãs. Isto, porque é uma palavra que aparece diversas vezes durante a Bíblia. O momento mais icônico ocorre no Novo Testamento, quando Jesus, ao passar por Jerusalém montado no burrinho, foi aclamado pelo povo que abanava ramos e gritava “Hosana, Hosana ao Filho de Davi” a plenos pulmões.

Por causa disso, ainda hoje em igrejas cristãs, usa-se a palavra Hosana, enquanto um pedido. Na Igreja Católica, por exemplo, em toda missa, durante a parte do Santo, é cantado ou falado o pedido de ajuda: “Hosana!”. Ainda, no Domingo de Ramos, uma semana antes do domingo de Páscoa, os Católicos costumam relembrar a passagem bíblica de Jesus entrando em Jerusalém e saem pelas ruas com ramos, cantando ou dizendo: “Hosana!”

O nome Hosana pode significar “aquela que pede ajuda”, ou seja, alguém que demonstra humildade e não tem vergonha de admitir que sente a necessidade de ter outras pessoas não necessariamente ajudando-a, mas participando de sua vida. Alguns, talvez por associação de Hosana a Jesus enquanto figura salvadora, atribuem a Hosana o significado de “libertadora”, “salvadora” ou mesmo “aquela que resgata”.