Isabelle é um nome feminino utilizado em língua portuguesa mas mais frequentemente encontrado em países que falam francês.
O nome Isabelle deriva-se da forma latina Isabel. Por sua vez, Isabel não é um nome originário no latim, mas uma versão do hebraico Elisheva (אֱלִישֶׁבַע). Isabelle possui duas variantes comuns em português: Isabela e Isabel. Em língua inglesa, por causa da incompatibilidade entre pronomes, utiliza-se a variante Elizabeth.
Uma outra teoria existente diz que o nome Isabelle teria sua origem em outra forma hebraica: Izebel. O nome Izebel significa “pura e casta”.
Assim, se derivado de Elisheva, Isabelle é um nome que significa “devotada a Deus”, “promessa de Deus”. Se, por outro lado, for considerado que Isabelle origina-se de Izebel, então o significado do nome Isabelle é “pura e casta”.
Os nomes Isabelle / Isabela / Isabel e Elizabeth são nomes famosos por causa de mulheres famosas que os carregaram.
Isabel é um nome bíblico, pois era assim que se chamava a prima de Maria. Isabel era considerada estéril, mas, embora não pudesse ter filhos e já fosse de idade avançada, engravidou. Seu filho, primo de Jesus, chamou-se João e, mais tarde, ficou conhecido como João Batista, foi ele quem batizou Jesus.
O nome Isabella também ficou famoso por causa da série Crepúsculo (Twilight) de Stephenie Meyer, pois a personagem principal chamava-se Isabella Swan.
A atual rainha da Inglaterra é chamada rainha Elizabeth, que é a variante inglesa de Isabelle. Em Português, é comum traduzir os nomes dos monarcas e, por isso, algumas pessoas a chamam de rainha Isabel.
No Brasil, foi a princesa Isabel quem assinou a lei áurea, em 13 de maio do ano de 1888, para libertar os escravos.
Há, ainda, no Brasil, uma atriz chamada Isabelle Drummond, que ficou famosa por, na televisão, interpretar a personagem Emília, criada por Monteiro Lobato.