Significado do nome Jordana

Jordana é um nome feminino. Não são conhecidas formas variantes do nome Jordana, com exceção apenas da que se alcança através do acréscimo de mais uma letra n, ficando então o nome variante Jordanna.

O nome Jordana surge a partir do nome masculino Jordan. Em inglês, o rio Jordão se chama Jordan e é daí que surge o nome Jordan e, consequentemente, Jordana. O rio Jordão é a divisa natural entre Israel e a Jordânia.

O nome do rio, originalmente, é em hebraico: יַרְדֵן (Yarden). Esse nome deriva da forma hebraica יָרַד (yarad), que significa “descender” ou “correr para baixo”. Estes significados referem-se ao curso de rios, que costumam ter nascentes em locais altos e, então, descem em direção ao mar.

O rio possui importância especial pois, na Bíblia, no Novo Testamento, João Batista (hoje São João Batista) batiza seu primo, Jesus Cristo, nas águas do rio Jordão.

O nome começou a ser utilizado como nome próprio na época das cruzadas, quando os cavaleiros traziam água do rio Jordão para a Europa com o intuito de utilizá-la para batizar seus filhos.

Especula-se também que o nome possa ter tido alguma influÊncia de um nome germânico: Jordanes. Esse nome descende da forma nórdica Jord, que é a palavra utilizada para designar “terra”.

O nome Jordan caiu em desuso após o fim da Idade Média, mas retornou no século XIX. Parte de sua popularidade na segunda metade do século XX é devida ao ex jogador de basquete Michael Jordan, nascido em 1963.

Com o uso do nome Jordan sendo popularizado, surgiu a forma feminina Jordana. Assim, o significado do nome Jordana tem a ver com a natureza, com o curso de um rio. O nome Jordana significa, literalmente, “aquela que corre como um rio”, ou seja, que segue seu curso natural de maneira suave, apesar dos obstáculos.