Jussara é um nome feminino. Não são muito conhecidas variantes do nome Jussara. Embora o grupo “SS” possa ser substituído por “ç” sem perda fonética, é rara ou nula a ocorrência da forma Juçara.
O nome Jussara possui sua origem na língua tupi, falada por parte dos índios que se encontravam no Brasil até o século XVI. Após a chegada dos portugueses, as línguas indígenas mais faladas (o Tupi e o Guarani) foram unificadas para formar a Língua Geral, gramaticalizada e dicionarizada pelos jesuítas para que os europeus que aqui chegassem pudessem aprender a linguagem e se comunicar com os povos indígenas.
O substantivo Tupi que gerou o nome feminino Jussara foi ii’sara, palavra que significa “coceira” ou “ardor”. Essa palavra era a utilizada para nomear espinhos de uma espécie de palmeira. Esses espinhos eram usados pelas índias como agulhas para poder tecer.
Os nomes ii’sara e asaí foram utilizados para designar a árvore da espécie Euterpe oleracea, chamada em português de Jussara ou Juçara, a árvore que produz o açaí. O nome da planta foi dado porque ela libera um pó que, em contato com a pele, causa muita coceira.
Por causa de suas origens, o nome Jussara é utilizado, em geral, apenas no Brasil e em alguns países da América Latina. Este nome demonstra ligação com as origens brasileiras e o desejo de manter o passado vivo.
Jussara é personagem de uma antiga lenda tupi. Ela era filha de Jurema e neta de Tupinambá. Jussara teria sido uma corajosa jovem guerreira tupi.
Dentre as mulheres famosas chamadas Jussara figura a atriz brasileira Jussara Freira, famosa por seus papeis em novelas como “Os Maias” e “Esperança”.
Além de tudo isso, Jussara é também o nome de uma pequena cidade de interior, com pouco mais de dezenove mil habitantes, localizada no estado de Goiás.