Khadija é um nome feminino bastante incomum de ser encontrado entre os falantes nativos de língua portuguesa.
Pela sua grafia é possível perceber que o nome Khadija não é brasileiro e nem de qualquer língua neolatina. Na verdade, o nome Khadija possui origem árabe. A chegada desse nome ao Brasil foi possibilitada por um evento histórico chamado Invasão Muçulmana, onde os árabes invadiram a Península Ibérica e por lá ficaram por treze séculos, até serem expulsos pela Guerra de Reconquista.
Todo esse tempo de contato fez com que a língua portuguesa absorvesse muitas palavras árabes, entre elas, o nome feminino Khadija.
O significado do nome Khadija, em árabe, خديجة, é “criança prematura”. Esse nome é largamente utilizado na cultura islã como uma forma de homenagem à primeira esposa do profeta Maomé, que se chamava Khadija. Foi ela a mãe de todos os filhos do profeta, além de ter sido a primeira pessoa a se converter para o islã.
O nome Khadija passou a fazer mais sucesso no Brasil a partir de 2001, com a novela O Clone. Nela, a filha de Jade (Giovanna Antonelli) chamava-se Khadija Rachid e era interpretada por Carla Diaz. A novela, escrita por Glória Perez, fez muito sucesso e foi a responsável por difundir um pouco mais o uso do nome Khadija em terras brasileiras.
No Marrocos, o nome Khadija possui também grande importância, pois foi esse o nome dado à segunda filha do rei Mohammed VI, nascida em 2007. Por ocasião de seu nascimento, o perdão real foi concedido a milhares de prisioneiros. Seu nome completo é Lalla Khadija de Marrocos.
Numerologia para o nome Khadija
De acordo com a numerologia, a pessoa que se chama Khadija é possuidora de grande magnetismo e poder. Apesar disso, Khadija gosta da discrição e de observar.
O lado negativo de Khadija é sua tendência ao ciúme e a ser possessiva.