Milene é um nome feminino com origem italiana. Suas variações costumam ser alcançadas através da substituição da letra “i” pela letra “y”, da adição de mais uma letra “l” e da substituição da letra “e” pela letra “a”. Assim, são formas variantes de Milene os nomes: Mylene, Millene, Milena, Myllene, Myllena e Millena.
O nome Milene surge como forma feminina do nome italiano masculino Milan. Este nome parece surgir da forma eslava Milu, que quer dizer “gracioso” ou “querido”.
Outra corrente etimológica sugere que o nome Milene seja derivado da junção de dois outros nomes femininos: Maria e Elena. Esta teoria torna o significado do nome Milene algo mais complexo.
Parte dessa complexidade acontece porque o nome Maria possui diversas possíveis origens e significados. Uma delas sugere que o nome teria se originado no grego Μαρια que, por sua vez, teria surgido a partir do nome sânscrito מִרְיָם (Myriam). Neste caso, o nome Maria pode significar tanto “senhora soberana” ou “a que desejava um filho”.
Outra teoria advoga que o nome Maria tenha sua origem no sânscrito, mas não em Myriam e sim em Maryáh. Neste caso, o significado é “a virtude”, “a pureza” ou “a virgindade”.
Já a terceira teoria sugere que o nome seja derivado da partícula mry, um verbo egípcio que quer dizer “amar”.
O nome Elena, por sua vez, também não possui apenas um significado. Elena provém do nome grego ‘Ελενη (Helene). Quanto à origem deste nome, há dúvidas. Alguns defendem que seja derivado do nome ‘ελενη (helene). Outros, porém, enxergam a possibilidade do nome Elena ter como raiz a palavra σεληνη(selene). Embora a diferença existente entre as duas palavras seja apenas a primeira letra, o sentido não poderia ser mais oposto. Enquanto Helene quer dizer “tocha”, Selene significa “lua”.
O nome Milene começou a ser utilizado como homenagem a Milena Vukotić (1847-1923), mão de Helena de Montenegro, a esposa do rei Victor Emmanuel III.