Naja é um nome feminino bastante raro no Brasil.
Sua raridade deve-se ao fato de que o nome Naja é também utilizado para denominar um gênero de cobra que é comum de regiões como a África, e o Sul, Sudeste e Sudoeste asiático. A cobra Naja é da família das Elapidae e forma o grupo de cobras mais conhecido. Seu gênero engloba de 20 a 22 espécies, mas, devido a diversas variações que ocorreram ao longo dos anos, a classificação algumas vezes é motivo de dúvida. A cobra Naja acabou ficando bastante conhecida pela capacidade que algumas espécies possuem de elevar boa parte de seu corpo e/ou a capacidade de cuspir veneno para que sua defesa de predadores possa ser feita à distância. As najas são os animais utilizados pelos encantadores de cobra na Índia: como esses animais não possuem audição, o que elas seguem é o movimento da flauta.
Naja, quando utilizado como nome próprio, parece ser derivado do árabe e significar “sucesso”. Não há muitas fontes que possam comprovar essa afirmação, por isso, é preciso ter ressalvas quanto ao significado e a origem do nome Naja.
Outra possibilidade é que o nome Naja seja utilizado como variante do nome Nadja, que possui origem tanto alemã quanto eslovena. O nome Nadja, por sua vez, é derivado de Nadya, o mesmo nome que deu origem ao nome Nádia, no Brasil. Nadya, na verdade, é o diminutivo do nome eslavo Nadezhda, que tem o significado de “esperança”.
Considerando- se tudo o que foi dito anteriormente, pode-se concluir que o significado do nome Naja orbita entre um gênero de cobras, a palavra “sucesso” e a palavra “esperança”.
Numerologia para o nome Naja
De acordo com estudos de numerólogos, Naja tende a ser uma pessoa bastante trabalhadora e dinâmica. Naja não gosta de ser interrompida enquanto trabalha e também tende a ser extremamente crítica, tanto consigo mesma quanto com os outros.