Nelita é um nome feminino um tanto quanto raro no Brasil, mas comum na Itália, país no qual ele surgiu.
O nome Nelita é uma forma diminutiva para o nome Helena, ou seja, a princípio, Nelita era um apelido carinhoso e, com o tempo, passou a ser utilizado como nome próprio.
O nome Helena surge na Grécia, a partir do nome feminino ‘Ελενη (Helene).
O nome Helene possui duas possibilidades de origem. A mais provável é o substantivo ‘ελενη (helene), que pode ser traduzido como “tocha”. Uma outra corrente teórica defente que o nome Helene teria surgido do σεληνη(selene) através de alguma espécie de mudança fonética.
A única diferença gráfica entre as duas possíveis origens do nome Helea reside na letra inicial ser “h” ou “s”. Apesar de a diferença gráfica ser bem pouca, os significados dessas palavras são praticamente opostos, pois, enquato a primeira que dizer tocha e representa o fogo, o calor e, por extensão, até mesmo o sol, a segunda quer dizer lua e tem a ver com a noite.
O significado do nome Nelita, portanto, é paradoxal. É uma forma diminutiva carinhosa tanto do calor, da luminosidade do fogo quanto da lua, da noite. Assim, o nome Nelita é um diminutivo do equilíbrio existente entre sol e lua, dia e noite, frio e calor. É um nome bastante antigo e com um significado profundo.
Não é a toa que foi Helena o nome da mulher que iniciou a guerra de Troia. Esposa do rei Menelau, Helena foi raptada por Páris, que havia se apaixonado por ela. O ato, de acordo com a mitollogia grega, foi o estopim para o início da guerra de Troia, que teve a duração de dez anos e rendeu duas grandes epopeias gregas que a tradição atribui a Homero: a Ilíada e a Odisseia.