Significado do nome Mohammed

Mohammed é um nome masculino raramente utilizado no Brasil. Sua raridade deve-se, principalmente, a dois motivos.

A primeira razão é que o nome Mohammed é de origem árabe, uma cultura que teve pouquíssimo contato com o Brasil, sendo o mais significante aquele ocorrido através da colonização portuguesa, pois a cultura portuguesa da época fervilhava de influências árabes.

A segunda razão é que há uma forma abrasileirada para o nome Mohammed, que é o nome Maomé.

O nome Mohammed, em árabe محمّد, é uma variante da forma original, Muhammed, que quer dizer “digno de louvor”. O nome surge a partir do verbo árabe حمد, que quer dizer “louvar”.

Esse nome é extremamente utilizado dentre árabes e seguidores do Islamismo, pois era assim que se chamava o profeta que fundou a religião islã, no século VII. Seu nome completo era Abū al-Qāsim Muḥammad ibn ʿAbd Allāh ibn ʿAbd al-Muṭṭalib ibn Hāshim. Ele nasceu em torno do ano 570 e faleceu em 632.

O profeta Maomé (Mohammed) não é visto, pelos muçulmanos, como uma pessoa divina, mas sim como um homem, embora seja considerado o mais perfeito dentre os seres humanos

A popularidade do nome fez com que ele fosse utilizado por seis dos sultões do Império Otomano, muito embora seus nomes fossem geralmente escritos em turco, com a variante Mehmet.

Outro homem ilustre que tinha como nome uma variante do nome Mohammed foi Muhammad ibn Musa al-Khwarizmi, um matemático persa que viveu no século IX.

Assim, a pessoa que se chama Mohammed, carrega consigo um nome que possui uma extensa história e que é bastante exaltado na religião muçulmana.