Adrienne é um nome feminino de utilização bastante rara no Brasil. É mais comum as variantes Adriana ou Adriane. Podem, ainda, existir a forma variante Adriene.
O nome Adriene surge a partir da variante Adriana que é a forma feminina do nome Adriano. Adriano é um nome que deriva do nome Adrian, vindo do nome masculino Hadrianus.
Hadrianus, na verdade, não era um nome, mas um sobrenome de língua latina. Literalmente, Hadrianus significa “vindo da Hadria” pois, antigamente, os sobrenomes serviam para identificar geograficamente uma pessoa.
A Hadria – ou Ádria – é uma cidade que ficava ao norte na Itália, à beira do mar Adriático, donde veio o nome da cidade.
Sobre o nome Hadria, há duas possíveis teorias: esse nome teria vindo ou do latim ou do etrusco.
Caso vinda do latim, Hadria seria derivada de ater, que quer dizer “preto” ou “escuro”.
Já se vinda do etrusco, Hadria que dizer “água”.
Assim, o significado do nome Adrienne pode ser “preta”, “escura” ou “aquela que vem do mar”.
Do sobrenome Hadrianus até o nome Adrienne muito tempo se passou. Os primeiros registros de uma modificação do nome Hadrianus datam da segunda metade do século XII, em Portugal. Nesta época foram escritos documentos que utilizavam o nome masculino Adrião, ancestral do nome Adriano. A partir de Adriano pôde surgir o nome feminino Adrienne.
Numerologia para o nome Adrienne
De acordo com estudiosos da numerologia, a pessoa que se chama Adrienne é alguém que possui, por natureza, um espírito aventureiro, uma personalidade decidida e ativa, cheia de energia. Para Adrienne, a vida deve ser sempre repleta de desafios.
Adrienne tende a ser uma líder por natureza, o que faz com que atraia muitos para perto de si.
Um dos defeitos de Adrienne é sua tendência a ser teimosa e a querer as coisas de seu jeito.