Agnes é um nome feminino que chega até a língua portuguesa como a forma latinizada de um nome grego. Não são comuns variações do nome Agnes. Em português, Agnes é um nome que pode ser “traduzido” e substituído pelo nome Inês.
A forma grega original do nome Agnes é ‘Αγνη (Hagne), um nome derivado da palavra grega ‘αγνος (hagnos), que quer dizer “casta” ou “pura”.
Em latim, o nome Agnes assemelha-se muito ao substantivo agnus, que quer dizer cordeiro. Assim, o nome Agnes passou a ser identificado com as características dóceis e de sacrifício dos cordeiros. Apesar disso, o significado do nome Agnes é grego e quer dizer “pura” ou “casta”. Essa associação latina é apenas uma semelhança.
O nome foi bastante difundido por causa da devoção a Santa Agnes, que também pode ser conhecida como Santa Inês. Ela nasceu em Roma, no final do século III. Conta sua história que ela recusou os desejos de Fúlvio, que era filho do governante de Roma. Por causa disso, ela foi lançada às chamas. Por milagre, escapou. Santa Agnes, então, foi decapitada e morreu mártir. Por causa de sua morte martirizada e da associação do nome Agnes com a palavra agnus, muitas vezes Santa Agnes é representada com um cordeiro a seu lado.
Por causa da Santa, o nome tornou-se comum na Europa cristã e popularizou-se especialmente na Inglaterra, na Idade Média, entre os séculos XII e XVI.
O nome Agnes expressa pureza e inocência e foi o escolhido para batizar uma das protagonistas do filme Meu Malvado Favorito, lançado em 2010. No desenho, Agnes é a mais nova de três irmãs órfãs que são adotadas por um vilão. O filme fez sucesso, arrecadando 540 milhões de dólares em bilheteria. Isso fez com que fosse lançado o filme Meu Malvado Favorito 2, em 2013, no qual a personagem Agnes também está.