Alaor é um nome masculino um tanto quanto raro no Brasil, pois sua origem é árabe e o contato que a cultura brasileira teve com a cultura árabe foi mínimo e decorreu por intermédio da cultura portuguesa.
O contato da cultura árabe com a portuguesa teve início em 711 com a Expansão Árabe, também chamada de Invasão Moura. Atravessando o Estreito de Gibraltar, muitos exércitos árabes invadiram a Península Ibérica e por lá se estabeleceram até que, no século XV, aconteceu a Guerra de reconquista. Durante todo esse tempo de contato, muito da cultura árabe foi assimilado pela cultura portuguesa.
Assim, no século XVI, quando os portugueses chegaram ao Brasil e iniciaram a colonização, os resquícios de cultura árabe que ainda existiam passaram também para o Novo Mundo.
Apesar de toda a história de transmissão da cultura árabe, o significado do nome Alaor é bastante obscuro. Especula-se que o nome signifique “filho de família nobre”, mas há muitas incertezas em torno do assunto.
No Brasil, o mais conhecido homem chamado Alaor foi Alaor Prata Leme Soares, que nasceu em 1882 e faleceu em 1964. Ele foi engenheiro, político e polemista, tendo sido eleito deputado como representante do Estado de Minas Gerais em 1909 e sido prefeito do Rio de Janeiro de 1922 a 1926, nomeado pelo Presidente Artur Bernardes. Também foi ele um dos responsáveis pela introdução do gado do tipo zebu no Brasil, chegando a ir até a Índia para selecionar os animais que seriam importados.
Devido a sua grande importância no cenário político de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e também do Brasil, seu nome foi dado a um colégio, fundado em Petrópolis, que possui duas unidades: uma no centro da cidade e outra em Itaipava.
Numerologia para o nome Alaor
De acordo com os estudos da numerologia, a pessoa que se chama Alaor tende a ser alguém aventureiro, cheio de energia e que ama desafios. Alaor apenas precisa vigiar sua tendência a ser teimoso, para que isso não se torne um defeito insuportável.