Ana Caroline é um nome composto pelos nomes Ana e Caroline e significa “mulher livre graciosa” ou “aquela que é forte e graciosa”. A única variação conhecida do nome Ana se dá pela adição de mais uma letra “n”. Quanto a Caroline, pode-se substituir a letra “i” pela letra “y”, a letra “e” final pela letra “a” ou ainda adicionar mais uma letra “l”. Assim, são muitas as variantes do nome Ana Caroline.
O nome Ana é de origem latina com a grafia um pouco diferente: Anna. Isso acontece porque o nome, originalmente, não é latino, mas sim uma espécie de adaptação do nome hebraico חַנָּה (Channah). Em países de língua inglesa é pouco comum o uso do nome Ana e, ao invés dele, é utilizado um nome mais próximo ao original hebraico: Hannah. Apesar das diferenças, os nomes Ana, Anna e Hannah tem a mesma origem e o mesmo significado: “graciosa” ou “cheia de graça”.
Ana é um nome que aparece na Bíblia com três personagens femininas importantes, uma delas no Antigo Testamento e duas no Novo Testamento. No Antigo Testamento Ana é a mãe do profeta Samuel. Sua gravidez foi um milagre, considerando a idade avançada. Ana também é o nome da esposa de Joaquim, a mãe de Maria e avó de Jesus. Ana também é o nome de uma profetisa que conheceu o menino Jesus e reconheceu que era ele o Messias que os judeus esperavam.
Já o nome Caroline é a tradução e versão feminina do nome francês Carolus. Carolus, por sua vez, aparece como a variante francesa do nome inglês Charles. O nome Charles não é originalmente inglês, mas possui sua origem na língua alemã, a partir do nome Karl.
Quanto ao nome masculino Karl, existem duas teorias sobre sua origem e significado. A primeira teoria defende que Karl surge como derivado da palavra germânica que era utilizada para designar “homem”. A segunda teoria diz que Karl seria um nome formado a partir da palavra hari, do germânico antigo, que significaria “exército” ou “guerreiro”.