Anne é um nome feminino não muito comum em língua portuguesa. Isso porque o nome Anne é a forma francesa da forma Anna e, em português, é mais comum encontrar o nome Ana.
O nome Anne vem do latim Anna que, por sua vez, tem origem no hebraico חַנָּה (Channah). Sem passar pelo latim, o nome hebraico deu origem à forma inglesa Hannah, muito utilizada. Ainda, o nome francês Anne foi importado para a Inglaterra no século XIII e assumiu a forma de Ann. Assim, pela Europa é muito comum encontrar as formas Anne, Ann, Ana, Anna e Hannah.
O significado do nome Anne é “graciosa” ou “cheia de graça”.
O nome Anne foi dado a algumas mulheres ilustres. Uma das mais famosas viveu durante o século XVI e foi a rainha da Inglaterra Anne Boleyn (em português também podemos encontrar a escrita Ana Bolena). Anne foi a segunda esposa do rei Henry VIII (ou Henrique VIII) e mãe da rainha Elizabeth I. Ela morreu decapitada acusada de traição.
Mais recentemente, houve outra Anne famosa, Anne Frank. Anne Frank nasceu em Frankfurt em 1929 e era judia. Apesar de ter morrido jovem, em 1945, vítima do Holocausto, Anne alcançou fama pois seu diário foi publicado em 1947. O relato do desespero da guerra e da rotina no esconderijo emocionou o mundo e a menina ganhou um museu dedicado a ela, o museu Casa de Anne Frank, inaugurado em1960. A intenção por trás da divulgação do Diário de Anne Frank e da criação do museu é jamais deixar a humanidade esquecer dos horrores do Holocausto e, assim, impedir que qualquer evento semelhante aconteça novamente.
Anne é alguém que carrega um nome com significado belíssimo e que possui grandes mulheres homônimas na história da humanidade para servirem de inspiração para a sua vida.