Antoinete é um nome feminino de uso bastante raro no Brasil, onde são mais comuns formas como Antonieta ou Antônia, todas de mesma origem e significado.
Antoinete é um nome feminino francês do qual pouco se sabe. Entende-se que o nome tenha surgido como uma forma feminina a partir do nome masculino Antonius, bastante comum em língua latina, em especial devido à fama de Marco Antônio.
Apesar disso, a origem do nome não é fato conhecido dos etimologistas e tudo o que se sabe a respeito do nome Antonius é que ele possui origem na língua etrusca. Assim, o significado do nome Antoinete não é conhecido.
O nome Antoinete ganhou sua fama graças a Marie Antoinette JOsèphe Jeanne de Habsbourg-Lorraine, ou Maria Antonieta Josefa Joana de Habsburgo-Lorena. Nascida em 1755, ela foi arquiduquesa da Áustria e também a rainha consorte de França e Navarra. Ela casou-se aos 14 anos de idade com aquele que, em 1774, subiria ao trono francês tornando-se Luis XVI.
A vida da rainha, de tão comentada, gerou dois filmes. O primeiro, chamado Marie Antoinette (ou Maria Antonieta, em português), é um drama que foi filmado nos Estados Unidos, em 1938, estrelado por Norma Shearer e Tyrone Power e tendo a direção de W.S. Van Dyke.
Já em 2006, surgiu um filme do gênero biografia, também chamado Marie Antoinette (ou, em português, Maria Antonieta). Sob a direção de Sofia Coppola, o filme foi filmado na França, nos Estados Unidos e no Japão. O filme conta a história de Maria Antonieta até a época do início da Revolução Francesa. A maior parte do longametragem foi filmado no palácio de Versailles, na França, com autorização do governo francês. A reconstrução histórica do filme é um de seus pontos altos, que fez com que ganhasse o Oscar de melhor figurino.