Arianna é um nome feminino bastante raro no Brasil e muito mais comum na Itália, país onde surgiu. Sua variante mais conhecida em português é o nome Ariana.
O nome Arianna é uma variante do nome Ariane que, por sua vez, é a forma francesa de escrever o nome Ariadne.
O nome Ariadne é bastante famoso na mitologia clássica e possui origem grega. Ariadne é um nome composto por duas partículas: αρι (ari) e αδνος (adnos). Enquanto adnos significa “sagrada”, a partícula ari, em grego, é um superlativo. Assim, o significado do nome Arianna é “a mais sagrada”.
O nome Ariadne, na mitologia grega, foi o nome dado à filha do Rei Minos. O Rei Minos havia prendido Teseu em seu labirinto, o qual continha o Minotauro. Ariadne se apaixonou pelo jovem Teseu e ajudou-o a escapar utilizando um fio, que ficou conhecido como “o fio de Ariadne”. Teseu matou o minotauro e escapou do labirinto, mas, algum tempo depois, abandonou Ariadnes em uma praia. O deus Dionísio conheceu a moça lá, chorando, desiludida e se apaixonou por ela. Algum tempo depois eles se casaram.
Roma, ao conquistar a Grécia, foi conquistada por sua literatura, seus mitos e seus costumes. Assim, Ovídio, poeta romano, ao escrever uma obra sobre o ponto de vista feminino (todas as suas personagens eram heroínas míticas, menos a poetisa grega Safo) acrescentou Ariadne. As Heróides consistiam em cartas em forma de verso, escritas pelas mocinhas, endereçadas a seus amados.
Assim, o nome Arianna, além de possuir um belo significado, repleto de grandeza, possui também uma história muito longa e está ligado a uma mulher da mitologia grega que ousou desafiar a família em busca do amor.
Ainda, é comum que se confunda o nome Arianna com a raça ariana, a suposta raça pura que o nazismo dizia ser superior e desejava criar. As duas coisas não estão relacionadas. Mais uma vez, o nome Arianna possui origem no nome Ariadne, da mitologia grega.