Asa é um nome bastante incomum de se encontrar em português, especialmente porque ele é escrito e falado exatamente da mesma forma que o substantivo asa. Suas origens, porém, são bastante distintas.
O substantivo asa surge a partir do substantivo latino ansa, que quer dizer, literalmente, “pretexto”, “cabo” ou mesmo “asa”.
Já o nome Asa é derivado da língua hebraica, da palavra אָסָא, que quer dizer, literalmente, “médico”.
O nome Asa é raro não apenas no Brasil, mas ao redor do mundo, de maneira geral. Tanto que são poucas as personalidades que possuem esse nome e, as que possuem, o tem sob a forma Ansa.
No século primeiro depois de Cristo existiu Ansa, rainha da Lombardia. Ela morreu em 774.
Já no século XX, Ansa Ikonen foi uma atriz finlandesa. Aili Ansa Inkeri Ikonen, nascida em 1913, atuou em filmes o no teatro, tendo ganhado muitos prêmios. Em 30 anos de carreira, após o colapso da indústria cinematográfica, Ansa também atuou na televisão. A atriz veio a falecer no ano de 1989.
Mais recentemente, nascida em 1949, figura Tina McElroy Ansa, uma professora, novelista e jornalista afro-americana. A literatura de Ansa está repleta de mulheres negras na América, com uma mistura de tradições e superstições. Suas obras advogam muito em favor da visibilidade negra na sociedade atual.
Numerologia para o nome Asa
De acordo com estudos realizados por numerólogos, Asa é um nome que dá a sua portadora a tendência a apresentar comportamentos aventureiros. Sua personalidade é bastante decidida e sempre cheia de energia. Asa também é uma líder nata, o que atrai muitas pessoas para perto de si, por causa de seu carisma e da energia que irradia. Apesar de tudo isso, é preciso que Asa controle sua teimosia, para que não se torne uma pessoa muito intolerante e uma potencial ditadora, o que afastaria as pessoas de perto dela.