Significado do nome Asenate

Asenate é um nome bastante raro no Brasil. Embora seu término em “e” possa sugerir que seja um nome unissex, ou seja, que serve para ambos os sexos, etimologicamente o nome Asenate é feminino.

O nome Asenate chega até o português derivado do nome hebraico אָסְנַת mas, na verdade, a origem real do nome Asenate é Egípcia.

O significado de Asenate é “devotada à deusa Neith” em egípcio. A deusa Neith que, na verdade, em egípcio se chama Nit (Neith é a forma grega do nome) é a deusa da caça, da guerra e também da tecelagem. Etimólogos acreditam que o nome Asenate signifique “água”. Assim, é possível perceber que o nome Asenate é extremamente antigo, remontando à cultura egípcia.

Como acontece em muitas culturas antigas, os deuses costumam possuir correspondentes em outras áras. Assim, acredita-se que Asenate seja a correspondente egípcia à deusa cartaginesa Tanith, à deusa semítica Anat, à deusa grega Athena e à deusa romana Minerva.

Asenate é um nome que aparece na Bíblia sobre outras formas: Azenate, Asenete ou mesmo Osnate. Essa mistura da cultura judaica com a egípcia deve-se a José ter sido vendido por seus irmãos como escravo para os egípcios. Com o tempo, ele ascendeu e ganhou confiança.

Asenate é uma mulher que aparece no Antigo Testamento, mais especificamente no livro do Gênesis. Ela não possui nenhum papel maior, mas é mencionada algumas vezes. Ela teria sido a filha de Potífera, uma sacerdotisa do deus Om. Quando José foi coroado como sendo um homem de confiança do Faraó do Egito, Asenate foi dada a ele como sua esposa. Desse casamento surgiram dois filhos: Manassés e Efraim. Acredita-se ainda que ela tenha sido a responsável por acalmar José para que este não destilasse sua ira sobre seus irmãos, quando eles foram a seu encontro pedir ajuda.