Significado do nome Aziz

Aziz é um nome masculino bastante utilizados na Arábia, no Paquistão, no Uzbequistão, enfim, nas línguas árabes de modo geral.

Já no Brasil, o nome é de rara ocorrência pois o contato que se deu entre a cultura árabe e a cultura brasileira ocorreu por intermédio de Portugal.

No ano 711, a Península Ibérica recebeu um ataque de tropas árabes oriundas do Estreito de Gibraltar. Esses invasores se estabeleceram no local, com muito contato com as culturas portuguesa e espanhola. A sua expulsão só se deu no século XV, com a Guerra de Reconquista. Todos esses séculos de contato fizeram com que a cultura árabe produzisse efeitos na portuguesa e um desses efeitos foi a assimilação de alguns nomes próprios.

Como foram os portugueses que colonizaram o Brasil, os traços árabes que havia em sua cultura passaram para a cultura brasileira, mas de modo muito mais fraco, visto que o contato foi indireto. Por isso, é possível, mas raro, encontrar Aziz sendo utilizado como nome próprio no Brasil.

O nome Aziz (عزيز) deriva da palavra árabe ‘azza (عزّ ), que quer dizer “ser poderoso” ou “ser querido”. Assim, o significado do nome Aziz é “poderoso”, “respeitado” ou “amado”.

Na cultura islâmica, al-‘Aziz (العزيز) é um dos noventa e nove nomes de Allah, com o significado de “O Querido”.

Aziz, ou Sebt Aziz, também é o nome de um local, mais especificamente, de uma comuna que está localizada na Argélia, na província de Médéa. Sua população era de 10765 habitantes, conforme foi apurado pelo censo realizado na região em 2008.

Uma das pessoas mais famosas com o nome de Aziz foi Abu Mansur Nizar al-Aziz Billah, o quinto califa, que teve seu reino iniciado em 975 e terminado em 996. Ele ficou conhecido na história apenas como al-Aziz.

Numerologia do nome Aziz

De acordo com estudiosos da numerologia, a pessoa que se chama Aziz possui um espírito aventureiro, ativo e decidido, sempre muito cheio de energia e com um gosto especial para desafios. É preciso apenas cuidar para que sua teimosia não atrapalhe sua vida.