Significado do nome Carlos

Carlos é um nome masculino e muito comumente encontrado em países que tem como língua principal as línguas neolatinas, ou seja, aquelas que são derivadas do latim. São línguas neolatinas o Português, o Francês, o Espanhol e o Italiano, por exemplo.

O nome Carlos é uma forma variante do nome Charles, de língua inglesa. O nome Charles, por sua vez não é uma criação do inglês, mas tem sua origem na língua alemã, no nome Karl.

Quanto ao nome germânico Karl, existem duas teorias. A primeira diz que Karl é surge como um nome derivado da palavra germânica usada para designar “homem”. A segunda teoria advoga que Karl seria derivado de “hari”, um elemento germânico muito antigo que significa exército ou guerreiro.

O nome Carlos / Charles / Karl se popularizou com Carlos Magno, que governou grande parte da Europa Continental e viveu durante o século primeiro. A partir de então, o nome foi utilizado por outros imperadores romanos, assim como por outras personalidades importantes.

Uma das pessoas mais influentes e que se chama Carlos (na verdade, Charles) na atualidade é o príncipe de Gales, herdeiro da rainha Elizabeth II e o próximo no direito de sucessão ao trono da Inglaterra.

Ao longo da história também foram nomes imponentes: Charles Dickens, Carl Marx, Charles Darwin, Carlos Drummond de Andrade, Roberto Carlos, Carlos Chagas e outros.

O uso do nome por homens importantes pode ser justificado ao olharmos para a origem imponente do nome Carlos. Em qualquer uma das teorias de origem do nome, ele está associado à virilidade: tanto como homem quanto como exército e, principalmente, como guerreiro.

Além disso, nomes costumam ser impulsionados por figuras históricas que lhes trouxeram destaques. A figura de Carlos Magno, aliada aos significados do nome germânico Karl, certamente foi importante para a popularização do nome.