Catira é um nome de origem Tupi, possui gênero predominante feminino e se escreve ao contrário Aritac. Seu significado é relacionada a uma “dança típica indígena”. No Brasil raramente é encontrado esse nome, já que ainda não é muito comum, apesar de ser utilizado há muitos anos. Podemos destacar o uso em comunidades indígenas que até hoje existem espalhados pelo país. A Catira surgiu da dança do folclore brasileiro, onde também é chamada de “ritmcatira”, com coreografias feitas aqui no Brasil por boiadeiros e lavradores. São colocados seis a dez componentes para a dança e mais o violeiro para tocar a música da dança.
Essa dança nasceu no interior do Brasil, onde há maior influência da cultura caipira como Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, norte do Paraná, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo. Dependendo do estado, a coreografia da catira pode variar nitidamente em muitos aspectos da dança. As apresentações da dança são feitos com dez componentes, geralmente homens, mas h9oje em dia há mulheres que dançam também e dois violeiros.
Nome que se originou do folclore brasileiro
Foi dito por alguns historiadores que a dança era praticada por peões dos Bandeirantes, iniciando-se no caminho das bandeiras, onde peões a dançavam pelos lugares por onde passavam. Vários autores nos dizem em suas obras que a catira foi originária pelos índios. Citamos aqui Mário de Andrade que tem a mesma opinião dizendo que, entre os anos de 1563 e 1597, o Padre José de Anchieta fez a inclusão da dança nas festas de São Gonçalo, de Nossa Senhora da Conceição, na qual era devoto e de São João.
O Padre Anchieta compôs versos com ritmo de catira para ajudar na catequização dos índios, e as considerou próprias para tais festejos, já que naquela época era uma dança só de homens, ainda sendo em grande parte do país. Atualmente a dança reúne componentes como mulheres, idosos e crianças. Foram os boiadeiros praticamente que inventaram a dança, pois eles iam tocando os gados e quando pisavam no assolho sentiram um som interessante, ai começaram a bater palmas e os pés.
Porém há uma controvérsia em que dizem que a catira veio da Oceania trazidos pelos australianos e outros contrariam dizendo que é de origem alemã. A dança catira possui características desses povos, podendo também ser influenciada pelos imigrantes que chegaram no Brasil. Na região do Mato Grosso do Sul mora uma família, os Malaquias, que são uma das que mais divulgam a dança pelo Brasil afora.