Significado do nome Charles

Charles é um nome bastante comum em países falantes de língua inglesa. No Brasil e em outros países falantes de língua neolatina, o nome Charles transforma-se em Carlos. A unida exceção é a língua francesa que, apesar de ser neolatina, possui a variante Charlie.

A origem do nome Charles pode ser encontrada na língua alemã, pois ele é uma espécie de tradução, ou variante, do nome Karl.

A respeito da origem do nome Karl, são duas as teorias etimológicas existentes. A primeira defende que Karl seja um nome derivado de uma palavra germânica que era usada para designar “homem”. Outra teoria existente advoga que o nome Karl seria uma modificação do substantivo comum “hari”, uma antiga palavra germânica que quer dizer “exército” ou “guerreiro”.

Tendo em vista o significado do nome Karl, o significado do nome Charles seria algo como “homem”, “guerreiro”. Assim, Charles, se viver sua vida inspirado pelo significado do seu nome, jamais se deixará abater pelos percalços que encontrar ao passar do tempo, pois será valente como um guerreiro na hora de enfrentar os problemas, decepções e perigos que a vida traz.

Charles é um nome que foi popularizado ao redor do mundo por causa de Carlos Magno, romano que viveu durante o século I da era cristã e governou boa parte da Europa Continental. A partir de então, o nome tomou outras formas e se espalhou pelo mundo.

Uma das figuras mais influentes de nome Charles, na atualidade, é o príncipe Charles, príncipe de Gales, filho mais velho e herdeiro da rainha Elizabeth II. No direito de sucessão ao trono, ele é o próximo da família real.

Registrados na história da humanidade encontram-se grandes homens que se chamaram Charles, Carlos ou Karl, dentre eles: Karl Marx, Charles Dickens, Charles Darwin, Carlos Drummond de Andrade, Carlos Chagas, Roberto Carlos e muitos outros.