Donatella é um nome feminino um tanto quanto raro no Brasil. Sua existência se deve à forte leva de imigrantes italianos que o país recebeu após o fim do trabalho escravo. Tal fato faz com que nomes de origem italiana, como Donatella, tenham chegado até o Brasil e perdurem até os dias atuais, especialmente em famílias que são descendentes de italianos.
O nome Donatella não é unissex, mas também apresenta uma forma masculina: Donatello. A origem e o significado dos dois nomes é a mesma, mantendo-se as diferenças de gênero.
Embora não sejam muito conhecidas formas variantes do nome Donatella é possível escrever o nome retirando uma das letras “l”, acrescentando uma letra “n” ou acrescentando uma letra “t”. Assim, são possíveis variantes de Donatella as variantes: Donatela, Donnatella, Donnatela, Donattella, Donattela e Donnattela.
O nome Donatella é, originalmente, um apelido e não um nome próprio. Donatella é a forma diminutiva do nome italiano Donata, ou seja, é um nome carinhoso dado para pessoas que se chamam Donata.
O nome Donata é derivado do nome masculino Donato que, por sua vez, chega até a língua italiana como uma forma derivada do particípio latino donatus, que significa “dado”, “oferecido”, “ofertado”.
Assim, por extensão, pode considerar que o significado do nome Donatella seja algo como “pequena oferta” ou “pequeno presente”, um nome bastante singelo.
Dentre as personalidades famosas que receberam o nome de Donatella, certamente a de maior importância e destaque é Donatella Versace. A estilista italiana nasceu em 1955 é uma das mais influentes figuras da moda atual. Seu irmão, Giani Versace, criou a marca Versace nos anos 1980 e convidou Donatella para trabalhar com ele. Em 1997, quando Giani foi morto em Miami, Donatella tornou-se head-designer da marca Versace, apesar de só ter 20% da companhia em seu poder.