Significado do nome Felipe Gabriel

Felipe Gabriel é um nome masculino composto pelo nome Felipe e pelo nome Gabriel.

Felipe é um nome que pode ter sua origem encontrada na forma grega Phílippos, que é um nome composto pela palavra grega phílos e pela, também grega, palavra híppos. Phílos é um prefixo bastante comum em português e pode ser traduzido como “amigo”, híppos quer dizer “cavalo”. Assim, o significado do nome Felipe é, literalmente, “amigo dos cavalos”. Este significado pode ser estendido para “aquele que ama a guerra”, uma vez que cavalos eram extensamente utilizados nas guerras.
O nome ganhou popularidade, pois aparece no Novo Testamento da Bíblia: de acordo com o livro de João, Felipe era o nome de um dos apóstolos que seguia aos ensinamentos de Jesus Cristo.
Gabriel é um nome de origem hebraica, surgido a partir do nome גַבְרִיאֵל (Gavri’el) que, literalmente, significa “Deus é a minha fortaleza”.
O nome possui um contexto altamente religioso. Na tradição judaica, Gabriel é o nome dado a um dos sete Arcanjos. Já no cristianismo, Gabriel aparece como o anjo mensageiro: é dele a responsabilidade de anunciar a Zacarias o nascimento de seu filho, João Batista. Também é ele que aparece a Maria anunciando que ela havia sido a escolhida para gerar o filho de Deus. Na tradição islâmica, é Gabriel o anjo que apareceu a Maomé e ditou o Alcorão.
É possível perceber que tanto o nome Felipe como o nome Gabriel são nomes extremamente ligados ao contexto religioso, seja qual for a religião. O significado do nome Felipe Gabriel é obtido pela junção dos significados dos dois nomes.
Assim, o significado de Felipe Gabriel é algo como “amigo dos cavalos, fortalecido em Deus”, “amante da guerra, tendo a fortaleza em Deus” ou, ainda, “amigo da natureza, confiante que Deus será fortaleza”.