Flora é um nome originário do latim e tem um significado que talvez seja fácil de deduzir. Pode significar “florida” ou “deusa das flores”, derivando das palavras conhecidas – e parecidas – “flor”, do latim “floris”.
Flora é um nome relativamente antigo, remetendo à antiga mitologia greco-romana que reinava na Europa antes de Cristo. Flora, nesta mesma crença mitológica, era o nome da deusa responsável pelas flores e pela primavera. A sua imagem está quase sempre associada à juventude eterna, sendo que o nome também já foi adotado por santas, o que dá a ele ainda mais significado divino.
Flora se tornou mais popular depois do renascimento, onde apareceu na França e foi levado para o restante da Europa, sendo mais utilizado na Escócia, onde é um nome feminino muito popular até hoje. Seu surgimento aconteceu junto com outros dois nomes – Dora e Cora – mas Flora ainda é o preferido dos escoceses.
Esteve na lista dos 100 nomes mais usados entre as décadas de 80 e 90 do século XIX, saindo de vez da lista apenas no ano de 1972, o que mostra que é um nome forte, já que conseguiu se manter por quase um século como um nome favorito. Existem muitas variantes da versão latina original ao redor do mundo, sendo algumas delas “Florence”, “Fleur” e “Fiorella”.
Percebe-se que, apesar do tempo, o nome não perdeu o seu sentido mais “divino” e relacionado à magia: Walt Disney escolheu o nome para uma das três fadas madrinhas de Aurora, na animação “A Bela Adormecida”. Pessoas que têm nomes com a letra F tendem a gostar de romance e diversão, duas coisas que podem ser relacionadas com a deusa original da primavera, assim como a gentileza e a prestatividade. Alguns defeitos podem incluir a busca excessiva por atenção e a vontade constante de controlar tudo.