Isauro é um nome masculino que pode ser encontrado no Brasil com uma frequência regular. Não são conhecidas variantes do nome, apesar de haver a possibilidade de substituir a letra “i” pela letra “y” sem modificar o som ou o significado da palavra, formando o nome Ysauro. O nome Isauro, escrito com “i”, é o que mais se aproxima de sua origem.
O nome Isauro possui duas possíveis origens, ambas na língua latina. A primeira, diz que o nome Isauro é o feminino do nome próprio Isaura, que quer dizer “vinda da Isauria”. A Isauria era uma localidade na região da Ásia Menor.
A outra possibilidade é que o nome Isauro surja como uma forma composta de is + auro. Is pode ser tanto um pronome masculino quanto uma forma do verbo eo, que quer dizer “ir”. Já auro é a forma dativa ou ablativa do substantivo aurum, que quer dizer “ouro”. Assim, especula-se que Isauro possa também significar “ir para o ouro” ou “ele que é de ouro”.
Não são conhecidas muitas personalidades com o nome de Isauro a não ser Isauro Gabaldon, um comissionário residente das Filipinas, nascido em 1875 e falecido em 1942. Ele serviu de 1920 até 1928.
Isauro também aparece no nome de uma cidade italiana localizada na província de Pesaro e Urbino. Belforte all’Isauro está localizada a 90 quilometros oeste de Ancona e a 50 km sudoeste de Pesaro.
Muito mais comum que Isauro é o nome Isaura. Tal fato se deve especialmente ao escritor Bernardo de Guimarães que, em 1875, publicou o romance A Escrava Isaura, tendo sido reconhecido até mesmo por Dom Pedro II que, na época, era imperador do Brasil.
O livro recebeu duas adaptações para a televisão brasileira, uma em 1976, pela Rede Globo, escrita por Gilberto Braga. A outra foi lançada em 2004, pela rede Record de Televisão e foi escrita por Tiago Santiago e Anamaria Nunes.