Javier é um nome de gênero masculino e origem espanhola. Sua pronúncia é “Raviér”, como se a primeira letra fosse um R e não um J, de acordo com a gramática morfológica espanhola. Não é comum no Brasil, porém muito utilizado entre países de descendência espanhola, mais comum no México.
A origem do nome Javier provém do basco do alfabeto latim “etxaberri” que de acordo com sua cultura foi uma palavra designada para se referir como a “nova casa”, assim seria para a cultura basca, um modo de se seguir a partir de um novo rumo, um novo lar, um novo sentido, uma nova vida. Entretanto, a partir disso foi adotado como nome no surgimento da língua espanhola, a língua castelhana original do reino de castela por volta do século IX.
Com o tempo, houve diversas modificações gramaticais da língua espanhola que afetaram esse nome, assim considerando os dias atuais, há diversas derivações para Javier, como: Xavier, Xever e Javiero, Severino. As versões femininas deste nome podem incluir: Javiera, Zaviera e Saverina. No Brasil se popularizou como Xavier.
De acordo com os estudos feitos, o primeiro homem a utilizar este nome foi o santo católico Francisco Javier, em que Javier faz referência ao local de nascimento deste santo
Há um local que adota o nome Javier, no qual é a cidade de Javier na Espanha.
Numerologia para o nome Javier
Segundo a cultura espanhola, as pessoas que tiverem este nome serão pacientes, tendo em vista os traços de sutileza em sua personalidade, que o torna cada vez mais calmo em suas a ações. Empenham-se totalmente em suas ações que demonstram o quão diplomático é. Algumas personalidades apresentam características companheiras, demonstrando interesse em ajudar pessoas próximas, sendo ele uma pessoa longe do egoísmo.