Jonathas é um nome masculino de uso razoavelmente comum no Brasil. Há quem diga que ele seja a forma completa do nome Jona ou do nome Jonas, mas, embora todos esses nomes possuam origem na língua hebraica, não há qualquer outra relação entre eles.
São muitas as possibilidades de variantes do nome Jonathas. Algumas delas: é possível eliminar o “h” após a letra “t”, pode-se adicionar uma letra “h” depois da letra “j” inicial, há a possibilidade de acrescentar mais uma letra “n”. Assim sendo, são possíveis variantes do nome Jonathas os nomes Jonatas, Jhonatas, Jonnathas, Jhonatas, Jhonnatas, Jonnatas, Jhonnathas.
O nome Jonathas e todas as suas possíveis variáveis surgem a partir do nome hebreu יְהוֹנָתָן (Yehonatan), que pode ser contraída para o nome יוֹנָתָן (Yonatan), bastante próximo da forma Jonathas.
O significado do nome Jonathas é “Yahweh deu” ou, por extensão, “presente de Yahweh”. Yahweh é o nome utilizado para se referir a Deus na tradição judaica. Sendo assim, o significado do nome Jonathas também pode ser “Deus deu” ou “presente de Deus”.
O nome Jonathas é bastante popular entre cristãos e judeus, pois aparece na Bíblia, no Antigo Testamento. Jonathas é o nom do filho mais velho de Saul. Saul, ao enlouquecer, é abandonado pelo filho, que decide se juntar a Davi. Tanto Saul quanto Jonathas e seus outros irmãos faleceram na Batalha de Gilboa. A morte de Jonathas é lamentada por Davi na Canção do Arco.
Recentemente, um dos homens mais importantes a se chamar Jonathas foi Jonathan Swift. Jonathan Swift foi um escritor anglo-irlandês que nasceu em 1667 e faleceu em 1745. O autor escreveu nove obras conhecidas e, dentre elas, a mais famosa é “As viagens de Gulliver”, romance que foi publicado no ano de 1726 e, devido à sua popularidade, ganhou diversas adaptações para o cinema.