Kamal é um nome masculino um tanto quanto incomum no Brasil, pois sua origem é árabe. Especula-se que o nome Kamal tenha chegado no Brasil através da colonização, pois os portugueses tiveram treze séculos de contato direto com os árabes devido às invasões mouras.
O significado do nome Kamal (كمال) no árabe é “perfeição”. Esse significado pode ser estendido para “o perfeito”, “o equilíbrio”, “a paz” ou mesmo “a essência dos extremos”. Assim, o nome Kamal possui um significado bastante sublime. Por isso, a pessoa que se chama Kamal, possue o desejo de viver tendo o significado do nome como guia para suas atitudes, e buscará sempre a perfeição e o equilíbrio em tudo o que faz, resultando, assim, em uma vivência pacífica.
Kamal, além de nome próprio, também é o nome escolhido para um instrumento de navegação largamente utilizado entre o século XVIII e XIX, especialmente pelos navegadores chineses e pelos navegadores árabes do Oceano Índico. A função do kamal é indicar a latitude de uma região.
Também chamado de tábuas-da-índia, o kamal marcava a altura na qual a Estrela Polar podia ser observada no porto do destino. Essa marcação, feita por um nó, era utilizada para guiar os navegadores em alto mar, fazendo com que eles não errassem o seu percurso, conseguindo chegar ao porto de destino sem se perder.
O kamal foi encontrado por Prinzep, que dele fez uma descrição bastante minuciosa (muito mais do que a que foi dada neste texto) e, mais tarde, em 1922, Gabriel Ferrand traduziu. Vasco da Gama foi o responsável por levar o kamal até Portugal, onde foi muito utilizado.
Curiosamente, na viagem de Pedro Álvares Cabral, que culminou com a acidental chegada ao Brasil, o kamal foi utilizado, mas sem sucesso, acarretando o desvio da rota das embarcações.