Significado do nome Karla

Karla é um nome feminino em língua portuguesa. Suas variações costumam envolver a troca da letra “k” pela letra “c” e a duplicação da letra “l”. Assim, são variantes do nome Karla: Carla, Carlla e Karlla.

O nome Karla é a forma feminina do nome Carlos, que é derivado da forma Charles, muito usada em países de língua inglesa. Porém, Charles não é o nome original, mas descende do nome alemão Karl.

De acordo com uma corrente etimológica, Karl é um nome derivado de uma palavra alemã que significa “homem”. Outra teoria defende que Karl seja uma forma modificada da palavra alemã “hari”, que quer dizer “soldado” ou “guerreiro”. Há ainda uma terceira versão que defende que o nome significaria “homem livre” ou mesmo “homem do povo”.

Como o nome Karla é o feminino de Carlos, também os significados trocam de gênero. Assim, o significado do nome Karla é “mulher”, “feminina”, “guerreira”, “mulher livre” ou “mulher do povo”.

O registro mais antigo do nome Karla de que se tem notícia em língua portuguesa pode ser encontrado em documentos de Portugal. Esses documentos datam de meados do século XVII, ou seja, enquanto Karl, Charles e Carlos são nomes antigos, a versão feminina Karla é mais recente. É possível, então, dizer que Karla é um nome mais moderno que os outros citados.

Karla, caso escolha viver sua vida sob a influência do significado do seu nome, será uma mulher forte, que não se deixará abater, mas que manterá sua feminilidade, não perderá as características femininas. Karla é uma mulher delicada e com bastante gosto pela liberdade, não se deixa aprisionar, não é escrava de homem, família, dinheiro ou de qualquer outra coisa. Karla é dona de sua vida e uma mulher livre, do povo, sem pensamentos elitistas e de conduta bastante inclusiva e olhar livre de preconceitos.