Karol é um nome feminino. Muitas vezes é um apelido do nome Karoline ou Karolina, que seriam versões dos nomes Caroline e Carolina. A variação mais conhecida do nome Karol é Carol, mais comum no Brasil que o anterior.
O nome Karol, embora seja feminino no Brasil, em países como Polônia, Eslováquia e Eslovênia é um nome masculino, uma forma adaptada do nome Karl.
O nome Karl é alemão e significa “homem”. Outra corrente etimológica defende que Karl seja derivado de uma antiga palavra germânica, “hari”, que quer dizer “exército”, “guerreiro”.
Portanto, o significado do nome Karol é “homem” e “guerreiro” nos países em que é utilizado como nome masculino. No Brasil, porém, Karol é um nome feminino e não pode significar “homem” ou “guerreiro”. O significado do nome Karol em português, então, é o extremo oposto do nome masculino.
Assim, pode-se entender que o significado do nome Karol não é “homem” ou “guerreiro” e sim o extremo oposto: “mulher”, “delicada” e “feminina”.
Dentre as personalidades internacionais mais conhecidas e nomeadas Karol está Karol Józef Wojtyła, nascido em 1920 e falecido em 2005. Em 16 de outubro de 1978, Karol foi eleito Papa e adotou o nome de João Paulo II. O Papa João Paulo II sofreu uma tentativa de assassinato em 1981 e perdoou seu atirador, o turco Mehmet Ali Ağca, quando este estava preso e o Papa já recuperado do tiro que o atingira gravemente no abdômen, perfurando seu intestino delgado e cólon. Em 27 de abril de 2014 ele foi canonizado pelo Papa Francisco, ou seja, foi declarado Santo.
No Brasil uma celebridade famosa chamada Karol é Karoline dos Santos Oliveira. A rapper, cantora e compositora é mais conhecida por Karol Conka e é considerada como uma das mais importantes representantes femininas do rap no Brasil.