Lia é um nome do gênero feminino, de origem hebraica e significa “aquela que tem os olhos doces”.
Origem e significado do nome Lia
Lia vem do hebraico “Le’ah” ou “La’ah”, termos que se aglutinaram para formar o nome “Leah”, que significa “aquela que tem os olhos doces”. O nome era usado no hebraico antigo como um elogio, segundo alguns pesquisadores.
Fontes também associam ao nome o significado de “vaca selvagem”, “bezerra”, “trabalhadora” ou ainda “olhos tristes”.
Também há fontes que atribuem outras definições ao nome, como “ativa”, “cansada” ou então “bela”.
Em grego, o nome quer dizer “a portadora de boas noticias”. Trata-se de um nome comum em países como Itália, Grécia e Espanha.
Lia é um nome presente na Bíblia, no Antigo Testamento, atribuído à primeira esposa de Jacó.
Uma personalidade conhecida que leva esse nome é a artista plástica Lia Menna Barreto (1959 -), que trabalha com uma variedade de materiais em suas obras, como plástico, borracha e também tecidos naturais.
Numerologia do nome Lia
Expressão do destino: O nome Lia recebe o número 4, que envolve uma pessoa disciplinada e confiante, que preza muito a honestidade e a justiça. Às vezes pode ser uma pessoa inflexível e metódica, sendo difícil lidar com a sua teimosia. Sua criatividade a faz encontrar as maneiras mais inteligentes para lidar com as mais diferentes situações e problemas que surgem em seu caminho. Enfrenta os obstáculos com determinação e tem como meta superar os seus próprios limites. Tende a ser um tanto exagerada quando o assunto é defender a própria opinião, podendo gerar sérios atritos com os envolvidos.
Desejo do coração: O nome Lia recebe o número 1, o que define alguém que tem a tendência de ser um pouco desligada, mas que mostra a devida atenção quando alguém precisa desabafar com ela. Deseja viver de acordo com o seu próprio meio de ver o sentido da vida. Gosta de ser desafiada e provar o seu valor. Há momentos em que precisa estar na companhia de alguém especial para ficar em harmonia consigo mesma. Tem uma personalidade gentil e compreensiva, o que atrai as pessoas certas para o seu convívio. Emotiva ao extremo, é capaz de chorar pelos motivos mais simples e também sofrer por motivos que podem parecer um pouco banais. Uma das suas grandes dificuldades é conseguir equilibrar o lado racional com o lado emocional.