Origem e significado do nome Lucila
O significado do nome Lucila vem do latim “Lucius”, que quer dizer exatamente “luz ou luminoso”. Entretanto, o nome Lucila é um diminutivo feminino de Lucius, portanto significa “pequena luz ou pouco luminoso”.
Muitos nomes que temos hoje em dia são variações de um primeiro nome, ou apenas uma versão feminina daquele nome, de modo que o significado permanece o mesmo. Um destes nomes é o Lucila.
A origem do nome Lucila vem do nome masculino Lucíolo, o qual por sua vez é uma variável do nome Lúcio, muito mais comum que os dois primeiros citados.
Além disso, Lucila é um nome católico muito reconhecido entre os cristãos, pois pertence a Santa Lucila de Roma, uma virgem e mártir da igreja que viveu durante o terceiro século, depois de cristo.
Ela move, todo dia 31 de outubro, milhões de devotos em busca da luz e sabedoria que emanam da Santa Lucila de Roma.
Outra personalidade histórica que recebeu o nome de Lucila e, também, tem forte influência sobre a popularização do nome é a Imperatriz Lucila, filha do imperador Marco Aurélio. Reinou durante cinco anos em Roma, até ser por morta por seu próprio irmão.
Personalidade do nome Lucila
Como você pode ver acima, trata-se de um nome sábio e isso reflete-se na personalidade das Lucilas.
Em geral, elas são mulheres muito bondosas, carinhosas e amáveis. Isso faz com que ela sinta necessidade de sempre se doar ao próximo.
Assim, estas mulheres são verdadeiras amantes, que se entregam de corpo e alma para os seus parceiros.
Entretanto, ela precisa de segurança, pois quando o relacionamento não oferece isso, passa a ser dominadora e possessiva.
O lema é: A verdade precisa vir à tona!
A vantagem dessa personalidade tão meiga e sábia é o fato de que elas são mulheres amorosas, sendo tão ótimas mães como serão ótimas filhas.
Mas, nem tudo são rosas e algumas desvantagens muito sérias deste nome é o fato de que, em geral, elas são muito sonhadoras, ciumentas, ressentidas e costumam não perdoar nunca, quando falha com relação a elas.