Luiz é um nome masculino que possui uma variante gráfica: Luis. Embora um acabe com a consoante s e outro com z, a pronúncia permanece a mesma para ambos.
O nome Luiz é a forma portuguesa de escrever e falar um nome masculino francês: Louis. O nome Louis, por sua vez, é a forma francesa de escrever o nome masculino que vem do latim: Ludovicus. Ludovicus, por sua vez, tem sua origem encontrada no nome alemão Ludwig.
Ludwig é um nome composto, ou seja, é formado por duas palavras. Seus dois elementos são: hlud, que significa “famoso”, e wig, que significa “guerra” ou “batalha”.
O nome Luiz foi muito popular na França, tendo sido dado a dezoito de seus reis. Porém, quando, com a Revolução Francesa, o rei Luiz XVI morreu na guilhotina, o nome perdeu grande parte de sua popularidade, pois os cidadãos não queriam demonstrar qualquer coisa que pudesse ser confundida com apoio à nobreza, por medo de represálias.
Em língua portuguesa o Luiz mais famoso é Luís Vaz de Camões, poeta português que viveu no século XVI e foi um dos responsáveis pela estabilização da grafia da língua portuguesa. Sua mais famosa obra, “Os Lusíadas”, é uma epopeia em português que narra, em dez cantos e mais de oito mil versos, as aventuras de Vasco da Gama e, de um modo geral, dos portugueses ao tentar navegar em torno do Cabo da Boa Esperança na tentativa de encontrar uma nova rota marítima para as Índias.
Outro famoso Luiz foi o cientista Louis Pasteur, um microbiologista e químico francês que viveu no século XIX. Pasteur foi o responsável por descobrir os princípios da vacinação, da fermentação microbiótica e da pasteurização (procedimento nomeado por causa do cientista).
O significado do nome Luiz é “guerreiro glorioso”, “célebre na guerra” ou “guerreiro famoso”.