Luna é um nome feminino em língua portuguesa.
O nome Luna pode ser considerado como a versão feminina do nome Luan, isso porque se acredita que ambos tenham origem na língua latina.
O nome feminino Luna vem do substantivo feminino latino luna, que significa, literalmente, lua.
Uma das mais prováveis razões para explicar porque luna deixou de ser substantivo comum e passou a ser substantivo próprio tem origem na mitologia romana: a deusa Selena, grega, em latim era chamada Luna, literalmente, “a deusa lua”.
A deusa Luna costumava ser representada como uma mulher que dirigia uma biga (carroça romana puxada por animais). A biga de Luna era branca como a luz do luar e os animais que a puxavam eram dois touros.
O nome Luna é usado mais especificamente em países com tradições latinas, como a Itália e a Espanha, onde luna ainda é a palavra para se referir à lua. No Brasil o nome também é usado, mas, devido às mudanças da língua, já é com mais dificuldade que se percebe a semelhança com o satélite do planeta Terra.
A pessoa que carrega o nome Luna possui um nome repleto de significado mitológico e místico pois, ainda nos dias atuais, a lua é considerada fonte de mistérios e encantos.
O nome Luna cresceu em popularidade ao redor de todo o mundo por uma personagem da série Harry Potter que carrega este nome. A personagem Luna Lovegood foi apresentada no livro Harry Potter e a Ordem da Fênix, quinto livro da série, mas seu nome já havia sido mencionado em Harry Potter e a Câmara Secreta, segundo livro da séria. Nos cinemas, Luna Lovegood foi interpretada pela atriz Evanna Lynch, que ganhou a chance de fazer a audição para o papel através da própria autora da série, J.K. Rowling. Numa sessão de autógrafos, J.K. disse a Evanna que, se ela superasse sua anorexia, poderia tentar interpretar Luna nos cinemas.