Significado do nome Maddalena

Maddalena é de origem Italiana, que significa “aquela que vive na torre de Deus, habitante de Magdala”. É uma variante do nome “Madalena” que tem sua origem Grega, Hebraica e Armênia. Possui gênero predominante feminino, seu nome derivado é “Madalenna” e suas variantes são Marlene, Magda, Magali, Maria Madalena, Marla, Madeleine e Madeline. Se escreve ao contrário Aneladam. Usualmente é considerado comum usar a escrita Madalena, sendo Maddalena uma forma diferente e ousada de se escrever.

Chegou a língua portuguesa através do nome grego “Magdaléne” que quer dizer “a que habita em Magdala”. Em hebraico, Magdala, que era nome de uma aldeia junto ao Mar da Galileia, significa “torre”. Em alguns documentos, estudiosos dizem que o significado de Magdala pode se estender para “Torre de Deus” sendo assim também aceitável.

A influência maior do nome Madalena veio de Maria Madalena, personagem bíblica do Novo Testamento, ela recebeu esse nome por se chamar Maria e morar em Magdala. Maria Madalena, atualmente é considerada a padroeira das prostitutas. Alguns estudiosos dizem e as teorias modernas apontam que, provavelmente, ela foi esposa de Jesus Cristo e teve filhos com ele.

Por volta do século XII, chegou à Inglaterra como um nome cristão e se tornou comum no período da Idade Média, através da variante “Madeleine” e também devido à popularidade da santa Maria Madalena. Madeleine (versão francesa de Maddalena) ou em português “madalenas” se tornou bastante conhecido no mundo, por se ter um doce francês em forma de concha com o mesmo nome.