Marcelina é um nome razoavelmente comum em português, apesar de sua origem ser polonesa.
O nome surge a partir da forma masculina Marcellinus que, por sua vez, é derivado do sobrenome familiar romano Marcellus.
O nome Marcellus é uma forma diminutiva do nome próprio masculino Marcus, que vem de Mars. Mars é o equivalente romano à Marte, e era a palavra utilizada para o deus semelhante a Ares.
Assim, o significado do nome Marcelina tem a ver com o deus da guerra, com a coragem, com a impetuosidade, mesmo que de uma forma mais leve, devido ao fato de o nome estar no diminutivo.
O nome Marcelina é mais conhecido por causa de Santa Marcelina, nascida em Roma, no ano 327. Ela, ainda bem nova, decidiu consagrar-se à Virgem Maria.
Por causa dela foi criada, em São Paulo, a FASM, Faculdade Santa Marcelina, que é mantida pela ASM (Associação Santa Marcelina). A faculdade foi fundada como entidade filantrópica em 1 de janeiro de 1915.
Numerologia para o nome Marcelina
De acordo com os estudiosos da numerologia, as pessoas que se chamam Marcelina costumam possuir uma personalidade muito energética, do tipo que se entedia com facilidade, pois precisa direcionar sua energia para algo.
Marcelina costuma agir mais com o coração do que com a emoção e é uma pessoa muito ligada à família, possuidora de instinto maternal e, portanto, bastante amorosa e cuidadosa. É preciso que Marcelina presta atenção neste traço de sua personalidade, pois, caso não seja comedida, pode sufocar aqueles que ama.
É interessante que Marcelina se atente a esse traço de sua personalidade, para que não seja exagerado. Uma dica é investir sua energia em outras áreas, em outras coisas para que possa ficar satisfeita, fugir do tédio e deixar as pessoas saberem que podem contar com ela, sem ser exagerada.