Marcelino é um nome masculino de ocasião um tanto quanto rara no Brasil.
Originalmente, o nome Marcelino era um sobrenome romano, oriundo de Marcellus, que é o diminutivo de Marcus.
Marcus é um derivado de Mars, o nome romano dado ao deus da guerra, Marte (ou Ares, na mitologia grega).
Assim, o significado do nome Marcelino é, de certa forma, algo mais carinhoso, porque é um diminutivo, mas também é um nome que invoca a coragem e a impetuosidade.
Dentre as pessoas famosas de nome Marcelino destaca-se Amiano Marcelino, nascido em Antioquia no século quarto. Ele, historiador e militar de ala patente, manteve-se pagão e escreveu sobre a história de Roma em apoio à reforma religiosa pagã de Juliano.
Embora se visse como grego, escreveu sua obra em latim, mantendo o padrão utilizado na historiografia romana.
A História de roma escrita por Marcelino inicia-se na ascensão do imperador Nerva, em 96, e vai até a morte do imperador Valente, em 378.
Marcelino também foi o nome do vigésimo nono papa da Igreja Católica. O Papa Marcelino teve seu pontificado de 296 até 305. Morreu mártir.
Já no Brasil, há Marcelino Juvêncio Freire, nascido em 1967. Escritor, nascido em Pernambuco, publicou em 2000 seu primeiro livro, Angu de Sangue. Ele ganhou o Prêmio Jabuti de Literatura na categoria de contos em 2006, com a obra Contos Negreiros.
Destaca-se também o livro Marcelino Pão e Vinho, escrito por José María Sánchez Silva. Esse livro inspirou um filme (1955) e ainda uma série de desenhos animados.
Numerologia para o nome Marcelino
A pessoa chamada Marcelino possui uma personalidade bastante ativa e dedica boa parte de sua energia ao cuidado com os familiares e com aqueles que ama.
Marcelino é bastante emotivo e deve controlar seu temperamento para que não exceda em seus cuidados e acabe sufocando as pessoas.