Significado do nome Maria Aparecida

Maria Aparecida é um nome feminino composto por Maria e por Aparecida.

Há algumas teorias quanto à origem e ao significado do nome Maria. A primeira delas defende que Maria seja derivada do grego Μαρια que, por sua vez, viria do hebraico מִרְיָם (Myriam), que quer dizer “aquela que desejava um filho” ou “senhora soberana”.

Outra teoria diz que o nome Maria seria derivado do sânscrito Maryáh, que, literamente, significa “a pureza”, “a virtude” ou “a virgindade”.

Uma terceira teoria advoga que o nome Maria seria derivado da raiz egípcia mry, que significaria “amar”.

Um dos maiores motivos da fama do nome Maria é por ter sido este o nome da mãe de Jesus Cristo, na Bíblia.

Aparecida é um nome que significa “aquela que apareceu”. Esse nome costuma ser utilizado como forma de homenagem a Nossa Senhora Aparecida, que é considerada a santa padroeira do Brasil.

De acordo com a história, no século XVIII, dois pescadores lançaram suas redes no rio Paraíba e, ao puxá-las de volta, encontraram a cabeça de uma imagem da Virgem Maria. Ao lançarem suas redes novamente, encontraram o corpo. A partir de então teria tido uma abundância de peixes no rio e a santa ficou conhecida como Nossa Senhora Aparecida, por causa do modo como surgiu.

Juntando-se todos os significados, percebe-se que o nome Maria Aparecida possui um cunho católico e religioso bastante forte e intenso, pois é um nome duplamente dedicado à Virgem Maria, mãe de Jesus. Além disso, é um nome bastante brasileiro pois foi no Brasil que Nossa Senhora Aparecida surgiu.

O significado do nome Maria Aparecida é algo como “Senhora soberana que apareceu”, “a pureza/a virtude/a virgindade que apareceu” ou ainda “o ato de amar que apareceu”. Embora esses significados sejam a junção do significado de Maria com o significado de Aparecida, é comum que o nome Maria Aparecida seja dado a crianças não por causa de seus significados e sim como uma forma de expressar devoção religiosa.